CCFF • Coleção de Culturas de Fungos Filamentosos

Serviços

A CCFF presta diversos serviços tais como: fornecimento, depósito, manutenção e preservação de cepas, caracterização taxonômica de diferentes grupos de fungos e treinamento de recursos humanos.

As solicitações de serviços devem ser preenchidas criteriosamente, assinadas pelo profissional responsável, digitalizadas e enviadas para . Todas as solicitações serão submetidas a uma análise prévia pela curadoria.

Fornecimento de cepas

A CCFF fornece cepas de fungos filamentosos que estão listados no catálogo eletrônico, disponível nesta página web. Os fungos do acervo são representativos de diferentes grupos taxonômicos, isolados de diversos substratos, incluindo culturas tipos, para instituições de ensino e de pesquisa, e indústrias, assim como para testes ou ensaios de interesse biotecnológicos ou ainda para finalidades didáticas. Por razões de segurança e saúde pública, linhagens não são enviadas para endereços particulares. Todos os pedidos devem justificar a utilização pretendida para o material biológico, devidamente assinados por um profissional qualificado e autorizado a manipular a linhagem requerida.

As cepas poderão ser adquiridas, sem ônus, pelo usuário mediante preenchimento e envio do Formulário de Solicitação de Material Microbiológico, que pode ser obtido junto ao curador (). As cepas são fornecidas como culturas ativas ou liofilizadas.

O custo do transporte das cepas é de responsabilidade do solicitante, e devem obedecer às normas legais de transporte de material biológico em vigor no país.

Depósito de cepas

O acervo da CCFF é continuamente expandido através de depósitos de cepas de fungos filamentosos, isolados de diversos substratos e regiões geográficas, em sua maioria provenientes de projetos de pesquisa e atividades biotecnológicas.

As cepas após o processo de autenticação, realizado por profissionais especializados em Micologia, são preservadas no acervo da CCFF, recebendo um número de acesso. As categorias de depósito são:

  • Depósito aberto (acervo de acesso público);
  • Depósito restrito (fornecido com autorização do depositante);
  • Depósito fechado (depósito confidencial);

A solicitação de depósito é feita mediante o preenchimento, assinatura e envio do Formulário para Solicitação de identificação e/ou autenticação e/ou depósito Material Microbiológico, que pode ser obtido junto ao curador ().

Manutenção e preservação das cepas

A CCFF possui o seu acervo preservado por diferentes metodologias. Desde a sua criação, a Coleção preserva as linhagens sob óleo mineral estéril à temperatura ambiente. Atualmente, também são empregadas as técnicas de liofilização, congelamento a -30ºC e criopreservação em nitrogênio líquido. O acervo está em constante processo de manutenção, garantindo aos espécimes preservados a conservação das suas características biomorfológicas e genéticas.

Identificação e Autenticação

A CCFF fornece serviços de autenticação e identificação de isolados de fungos filamentosos por métodos taxonômicos clássicos.

As solicitações estão sujeitas a análise prévia pela curadoria e são restritas a cinco identificações por pedido e devem ser feitas pelo preenchimento do Formulário para Solicitação de identificação e/ou autenticação e/ou depósito Material Microbiológico, que pode ser obtido junto ao curador ().

Treinamento de Recursos Humanos

A CCFF oferece treinamento de recursos humanos em noções básicas de técnicas de cultivo, identificação e preservação de fungos filamentosos.

As solicitações são feitas mediante o preenchimento, assinatura e envio do Formulário para Solicitação de Treinamento que pode ser obtido junto à curadoria ().


© 2018 Coleção de Culturas de Fungos Filamentosos, Instituto Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz